Notícias

Agência Energia doa serviços para entidade de recuperação de condenados

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de Nova Lima é um lugar que propicia a pessoa condenada voltar ao convívio da sociedade e não volte a cometer crimes, se tornando uma pessoa de bem.

Através de uma solicitação do Sinduscon-MG e Abrassip-MG, a Agência Energia se comprometeu em elaborar o projeto de aquecimento solar para os banhos da instituição. Segundo Ana Laura Gomes, integrante da equipe Agência Energia: “Nós da Agência Energia ficamos muito satisfeitos em participar do projeto de recuperação feito pela APAC de Nova Lima, por meio da doação do projeto de aquecimento solar de mais uma unidade, que visa melhorar a qualidade e o conforto dos banhos para os internos.”

Para o engenheiro Fabrício Lima, da Eficácia Projetos: “Foi uma enorme satisfação poder atender o convite do Sinduscon-MG e Abrasip-MG para elaborarmos os projetos de instalações elétricas, SPDA e telecomunicações para a construção da APAC Feminina de Nova Lima. Em nossa visita às instalações da APAC Masculina, juntamente com Roberto Matosinhos, representando o Sinduscon-MG, constatamos o excelente trabalho social efetuado por esta instituição. A APAC de Nova Lima proporciona ótimas condições para que o recuperando se reintroduza na sociedade, ensinado-o valores éticos e morais e novos ofícios (panificação, serralheria, marcenaria, computação e outros) e incentivando as boas relações sociais entre os recuperandos e leitura. É um modelo a ser multiplicado pela nossa sociedade.”

O que é a APAC?

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de Nova Lima foi fundada no ano de 2003 através da iniciativa do Juiz Dr. Juarez de Morais Azevedo, Promotora Dra. Elva Canteiro, e membros da sociedade que se uniram com intuído de criar um presidio onde fosse possível fomentar a recuperação dos detentos.

O método APAC foi criando em 1972 pelo então Dr. Mario Ottoboni, um advogado que se comoveu com a causa dos presos da cidade de São José dos Campos – SP, e hoje esse modelo de prisão é reconhecido no mundo inteiro, em especial a APAC de Nova Lima que por se localizar na região metropolitana, acaba recebendo visitas de pessoas do mundo inteiro.

Na APAC quem toma conta das chaves são os próprios presos, não é permitido o uso de armas e nem de algemas, todo recuperando é obrigado a estudar, trabalhar, tem hora para tudo, não podendo ficar com tempo ocioso, e ainda tem a oportunidade de sair com uma profissão, tendo em vista os vários cursos profissionalizantes que são oferecidos nas oficinas que tem na instituição, como por exemplo, a padaria. Hoje temos ex- recuperandos que trabalham como padeiros aqui na padaria que fornece pão para toda rede pública de ensino da cidade de Nova Lima.

A APAC é um lugar que propicia a pessoa presa voltar ao convívio da sociedade, e não volte a cometer crime novamente, e se torne uma pessoa de bem.

Para que isso seja possível o Método APAC é embasado em 12 elementos fundamentais, que são:

  1. Participação da comunidade;
  2. O recuperando ajudando recuperando;
  3. Trabalho;
  4. A religião e a importância de se fazer a experiência com Deus;
  5. Assistência Jurídica;
  6. Assistente a Saúde;
  7. Valorização Humana, a base do método APAC;
  8. A família;
  9. O voluntario e o curso para sua formação
  10. Centro de Reintegração social;
  11. Mérito;
  12. Jornada de Libertação com Cristo.

 

 

Esse método já tem 44 anos que é aplicado com intuito de matar o criminoso que existe dentro da pessoa presa, e tem se expandido pelo mundo. Hoje temos em funcionamento 44 APACs pelo Brasil, com 3500 recuperandos.

O Dr. Mario Ottoboni agradece: “Somos gratos pela parceria e pela doação desse projeto tão bem elaborado para uma nova APAC que estamos construindo, uma APAC feita pelos recuperandos e voluntários para as mulheres que estão nos presídios esperando uma chance para recomeçar uma vida nova. A toda equipe da Agencia Energia nós convidamos para nos fazer uma visita, para que possam conhecer de fato o papel da APAC na sociedade, e ainda fazer uma visita na obra para ver como é possível alcançar a recuperação do ser humano através do trabalho.” 



Publicado em 11 de dezembro de 2015 / Agência Energia


Conte com a Agência Energia

Fale com um de nossos consultores através do formulário de contato.

Entrar em Contato