Notícias

Ar-condicionado movido a energia solar: mito ou verdade?

Devido às altas temperaturas as pessoas buscam alternativas para se refrescar, para resolver este problema parte da população opta por comprar ar-condicionado ou ventiladores e isso cria um outro problema: A Conta de Luz.

Em julho de 2010, foi lançado na Coréia pela LG um modelo de ar condicionado movido a energia solar. Porém este produto tem causado muita confusão e, nós, do Portal Solar, vamos tirar suas dúvidas.

Ar condicionado Solar da LG

O ar condicionado solar da LG foi descontinuado já há algum tempo. Ele é um ar condicionado híbrido (funciona com energia solar e elétrica) e possui um painel solar de 70 Watts que produz apenas 3.5% da energia que o ar-condicionado consome (este modelo consome perto de 2000 Watts).

O Ar-condicionado pode ser movido somente com painéis solares fotovoltaicos?

Não, o aparelho de ar-condicionado precisa de um fornecimento estável de energia. Caso o dia esteja muito nublado ou chuvoso, a energia gerada pelo painel solar pode não ser suficiente para o ar-condicionado funcionar.

É possível utilizar energia solar no ar condicionado?

Para ter um ar-condicionado movido somente a energia solar, são necessárias muitas placas solares e muitas baterias (portanto é possível), mas isso torna o custo alto e para uma casa comum o retorno financeiro é muito longo. Em situações onde você não tem acesso a rede e precisa usar um gerador a diesel esta solução pode se tornar viável economicamente. (Exemplo barcos de pesca na Amazônia).

Solução de Energia Solar para Ar Condicionado

Optar pela instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede é a melhor forma de se utilizar a energia solar no Brasil para alimentar um ar-condicionado.

Para empresas e comércios, que operam durante o dia, é uma solução perfeita: Quando o dia está muito quente e com sol, você está produzindo bastante energia com os painéis solares e esta energia é usada para alimentar o ar-condicionado. Se por acaso passar uma nuvem muito grande e diminuir a sua produção de energia solar não haverá problemas pois, você continua conectado na rede de distribuição de energia elétrica e, o que o seu painel não conseguir fornecer, a rede da distribuidora fornece.

Para casas a solução também funciona. Mesmo se você usar o ar-condicionado à noite, não tem problema, pois você gera energia em excesso durante o dia e esta energia vai para a rede da distribuidora e gera créditos de energia que são utilizados para abater o seu consumo durante a noite. Desta forma você pode usar e abusar do seu ar-condicionado sem se preocupar tanto com a conta de luz!

Existem algumas outras soluções sendo desenvolvidas para se reduzir os gastos de energia do ar-condicionado utilizando-se a energia solar térmica (aquecimento solar). Esses equipamentos utilizam bombas de troca de calor e são praticamente inexistentes no Brasil até então (salve raras exceções).

Quantas placas solares são necessárias para um ar condicionado?

Seria necessária apenas 1 placa solar para suprir o consumo de um ar-condicionado que consome aproximadamente 32,4 kWh ao mês.

Comentários da Agência Energia Projeto e Consultoria

Visto a baixa contribuição da energia solar para o funcionamento do ar condicionado operando com sistema fotovoltaico, fica a impressão que a simpatia da imagem da energia solar foi explicitamente usada para agregar valor a solução apresentada. Entendemos que isso é mau uso da boa imagem do solar e tem que ser combatida.

Acompanhamos alguns testes de coletores solares térmicos utilizando tubos evacuados e ar condicionado operando com sistemas evaporativos, os resultados ainda não foram divulgados. Tudo indica que a solução não tem atratividade financeira e não se viabilizou comercialmente. Mas na internet encontra-se algumas empresas vendendo tais produtos. Nós da Agência Energia, não acreditamos que essas soluções são confiáveis e entregam os resultados de economia propagados nos anuncios. 

 



Publicado em 13 de abril de 2020 / Portal Solar e Agência Energia


Conte com a Agência Energia

Fale com um de nossos consultores através do formulário de contato.

Entrar em Contato