Notícias

Fique ligado na manutenção dos sistemas de aquecimento solar

Os Sistemas de Aquecimento Solar exigem pouco ou quase nenhuma manutenção. A mais importante manutenção a ser feita é apenas a limpeza dos vidros dos coletores. A periodicidade desta lavagem dependerá fortemente do local onde os coletores estão instalados, devido à variação da quantidade de partículas no ar de região para região. Deve-se inspecionar visualmente os coletores no mínimo de 3 em 3 meses para verificar suas condições de limpeza. Caso seja necessário efetuar a limpeza, ela deverá ser feita sempre no começo da manhã ou final da tarde, para evitar uma possível quebra de vidro devido ao choque térmico, e é necessário utilizar uma escova ou vassoura de cerdas macias e limpas com sabão neutro e água em abundância.

Caso detecte-se condensação em excesso na parte interior do vidro, no começo da manhã ou final da tarde, pode ter havido falha no sistema de vedação; neste caso é necessário solicitar a assistência técnica para sanar o problema.

Ocasionalmente poderá ocorrer queima da resistência elétrica ou do seu termostato de controle, devendo ser observados os procedimentos indicados pelo fabricante para sua substituição.

Os sistema de grande porte merecem atenção especial. As bombas centrifugas, quadro de comando elétrico, sensores de temperatura e outros itens são os prinicipais itens que demandam mais atenção nos sistemas mais complexos. Para esses sistemas, recomendamos que seja contratada um empresa especializada em manutenção de aquecedores solares e que junto à empresa de projetos Agência Energia, seja elaborado um plano de manutenção de forma que a empresa especializada em manutenção assegure que os ajustes de projeto sejam mantidos ao longo da vida útil do sistema. 

Um erro frequente que constatamos em campo é o sistema ser entregue e recebido em boas condições de operação e com o passar dos anos a falta de manutenção preventiva e corretiva deixam os sistemas em péssimas condições operacionais, resultando em baixa economia de energia e comprometendo a durabilidade do sistema. 

A seguir, apresentamos um quadro básico de diagnósticos de falhas que deverá ser consultado caso haja alguma anomalia no funcionamento do sistema. Quando ocorrer alguma falha recorre-se sempre a este quadro, antes de solicitar a assistência técnica especializada.



Publicado em 4 de setembro de 2017 / Manual Técnico Agência Energia


Conte com a Agência Energia

Fale com um de nossos consultores através do formulário de contato.

Entrar em Contato