Notícias

Recirculação de Água Quente

Em sistemas de aquecimento central de água, a água quente percorre grandes distâncias até o ponto de consumo, estando sujeita à maior perda de calor pela tubulação. Além disso, nos períodos em que não há consumo, a água quente permanece sem renovação dentro da tubulação podendo ocasionar uma queda na temperatura da água, tornando-a fria e incompatível com a temperatura esperada pelos usuários.

Para evitar o descontentamento dos usuários e o desperdício de água, emprega-se um sistema de recirculação da água quente, que é caracterizado por um conjunto de tubulações que interligam os pontos mais distantes da rede à central de aquecimento, mantendo a tubulação de água quente na temperatura adequada para o consumo e permitindo que o usuário tenha água em temperatura ideal quase que instantaneamente.

Contudo, para garantir que a água esteja na temperatura ideal, é preciso isolar termicamente a tubulação e controlar o funcionamento da bomba que promove a recirculação através de uma programação a fim de evitar perdas de calor excessiva.

 



Publicado em 22 de outubro de 2018 / Agência Energia


Conte com a Agência Energia

Fale com um de nossos consultores através do formulário de contato.

Entrar em Contato