Notícias

Vamos Economizar Energia no dias das Mãe - Veja dicas relacionadas aos presentes

Rio de Janeiro – Na semana do Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo, dia oito de maio, milhares de brasileiros vão às compras em busca de um presente para suas mães. Para o comércio essa é a data com o segundo maior volume de vendas, perdendo apenas para o Natal. A expectativa do setor, neste ano, é movimentar mais de R$ 10,8 bilhões com as vendas deste período. Perfumes, calçados, vestuário, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos estão entre as principais categorias de presentes que serão comprados pelos filhos, conforme aponta a Pesquisa Nacional sobre a Intenção de Compra da Fecomércio, divulgada em abril.

Perdendo apenas para a categoria de itens de uso pessoal, os eletrônicos (celulares, smarphones, tablets e TVs) e os eletrodomésticos (cafeteira, forno micro-ondas, ar-condicionado, liquidificador, fogão, refrigerador e máquinas de lavar) estão entre os produtos mais adquiridos para presentes nesta época do ano. Entretanto, é preciso um cuidado especial ao comprar esse tipo de produto. Por serem elétricos, se o consumo de energia não for levado em consideração, esses aparelhos podem tornar-se um grande 'presente de grego'.

Engenheiro da Divisão de Planejamento e Fomento da Eficiência Energética, Marcos Limberger, explica que na hora de adquirir um equipamento eletroeletrônico deve sempre ser dada preferência pelos produtos com o Selo Procel de Economia de Energia. Eles são os mais eficientes disponíveis no mercado brasileiro e podem representar uma considerável economia de energia no valor da conta, ao final do mês. 

Além do Selo Procel, o especialista também recomenda que antes da compra o consumidor procure dimensionar adequadamente o equipamento conforme sua utilização. Ele cita como exemplo as máquinas de lavar, os refrigeradores e o ar-condicionado. No caso das lavadoras de roupa, é importante levar em consideração a sua capacidade, em quilos. Quanto maior a capacidade, maior o consumo de energia. O mesmo vale para os refrigeradores em relação ao seu volume, em litros. Para solteiros ou casais, os modelos de uma porta geralmente atendem às necessidades, já modelos de duas portas/duplex são indicados para famílias maiores.

“De forma geral, para qualquer eletrodoméstico que for comprar ou presentear, busque dimensioná-lo pensando em como ele será usado. Após realizado o dimensionamento, para facilitar a busca pelos mais eficientes do mercado, procure por aqueles que possuem o Selo Procel de Economia de Energia”, orienta Limberger.

Para aparelhos de ar condicionado, o dimensionamento é feito pela quantidade de BTUs. Por serem equipamentos com consumo de energia relevante, o engenheiro informa que a quantidade de BTUs deve ser adequada à área que será refrigerada. Ele revela que existem vários simuladores disponíveis que podem ajudar o consumidor a escolher o equipamento mais adequado as suas necessidades. Esses simuladores levam em conta, além das dimensões do cômodo, a quantidade de janelas, pessoas e equipamentos eletrônicos no local, informações necessárias para que o simulador estime a carga térmica do ambiente, e com isso dimensione um equipamento que consiga atendê-la.

Quanto mais eficiente for a utilização de um equipamento eletroeletrônico, menor será o desperdício e o consumo de energia


“Um equipamento com capacidade baixa para o ambiente ficará ligado praticamente o tempo todo tentando refrigerá-lo e provavelmente não conseguirá resfriá-lo. Isso resultará em um gasto de energia maior e um desgaste excessivo do aparelho. Já, se o equipamento tiver uma capacidade muito maior que a necessária, haverá um desperdício de energia e de dinheiro. Por analogia, é como uma receita de bolo: não adianta economizar fazendo uma receita para cinco pessoas se serão servidas dez, nem o contrário disso, pois aí haverá desperdício”, explica o engenheiro.

Smartphones e TVs

Muito procurados nessa época do ano, smartphones, celulares e tablets também precisam de cuidados em relação ao consumo de energia. Mesmo sem contar com o Selo Procel, o consumidor também pode verificar a potência do aparelho para saber o consumo de energia para carregar as suas baterias. Outra orientação é sobre a forma de utilização. Quanto mais consciente, menor será o gasto de energia.

“Apesar de potências baixas, a recomendação é que se utilize esses aparelhos de forma eficiente, poupando sua bateria sempre que possível. Há bons aplicativos que ajudam nessa tarefa. Outra dica é não deixar a tela ligada se não estiver utilizando, nem durante a recarga da bateria, pois este processo se torna mais demorado”, recomenda o engenheiro.

Se a opção de presente for um televisor, um detalhe que passa despercebido pode fazer toda a diferença em relação ao consumo de energia. O engenheiro revela que é importante atentar para a distância entre o local em que a TV será instalada e o sofá. Com base nessa informação consegue-se definir quantas polegadas deverá ter o aparelho para que a experiência de assistir televisão seja agradável e para que não haja superdimensionamento do equipamento, implicando em maior consumo de energia. 

“O uso de qualquer equipamento elétrico implica em gasto de energia, o ponto é: posso utilizá-lo de forma adequada e consumir somente a energia necessária, ou utilizo de forma inadequada e desperdiço energia e dinheiro” finaliza.


Confira algumas dicas para o uso adequado de equipamentos eletroeletrônicos

- Ar condicionado:

* Instalar corretamente: parte superior da parede e sem insolação – vide orientações no manual do aparelho

* Regular termostato entre 22˚ e 25˚C

* Fechar janelas e portas para evitar perda da refrigeração

* Limpar periodicamente o filtro

- Refrigerador:

* Organizar alimentos adequadamente, evitando obstrução das saídas internas de ar frio e sua circulação

* Manter termostato regulado conforme quantidade de alimentos internos e estação do ano e/ou temperatura externa

* Evitar aberturas desnecessárias da porta

* Não utilizar a parte de trás para secar roupas

* Esvaziar e desligar quando se ausentar por tempo prolongado

* Verificar periodicamente o estado da borracha de vedação para evitar vazamento do ar frio

- Máquina de lavar:

* Utilizar capacidade máxima de lavagem

* Nas do tipo lava e seca, atentar que a capacidade de lavagem é superior a de secagem

* Utilizar dose certa de sabão especificada no manual, evitando enxagues desnecessários

* Manter o filtro limpo

- Televisores

* Desligar se ninguém estiver assistindo

* Evitar dormir com aparelho ligado - utilizar a função “timer”/”sleep”

- Computadores

* Desligar ou ativar função hibernar quando não estiver usando

* Desligar os periféricos do computador

* Evitar deixar o notebook na tomada

* Adequar luminosidade da tela

* Procurar pelo Selo Energystar

 

Para sistemas de aquecimento consulte a Agência Energia. Vamos analisar seu caso e propor as melhores soluções visando baixo custo operacional e melhor investimento inicial.



Publicado em 5 de maio de 2016 / http://www.procelinfo.com.br/


Conte com a Agência Energia

Fale com um de nossos consultores através do formulário de contato.

Entrar em Contato