Notícias
Dicas de manutenção para um banho quente e econômico no inverno!
Como explorar toda a potencialidade do sistema de aquecimento solar no inverno?
No inverno as perdas de calor são muito mais elevadas devido a temperatura média do ambiente ser muito baixa. A intensidade da radiação solar é menor que em outros períodos do ano, e como os banhos oferecidos pelos sistemas solares são muito confortáveis, a tendência é esticarmos mais o prazer de um banho quente em pleno inverno.
Essas condições são as mais exigentes do ano para o sistema de aquecimento, por isso recomendamos que, antes de entrar o inverno, sejam realizadas algumas ações preventivas:
1. Limpeza dos vidros dos coletores: com os vidros limpos teremos mais radiação solar chegando ao interior do coletor.
2. Inspeção visual no estado do isolamento térmico das tubulações de água quente: perder calor para o ambiente é desperdício de energia e dinheiro.
3. Teste do sistema complementar do aquecedor solar: ele pode vir a ser utilizado nesse período e é bom assegurar que ele esteja em boas condições para um eventual uso.
Normalmente, ao projetar os sistemas de aquecimento solar, inclinamos os coletores de forma a favorecer a captação da radiação no período de inverno. Essa técnica assegura bons resultados nesse período e ajuda a obter média anual de economia.
Elaborar um bom projeto e utilizar bons componentes no sistema é fundamental para se obter economia e conforto no uso dos sistemas de aquecimento, mas a manutenção preventiva do equipamento assegura resultados e prolonga a vida útil do sistema.
Publicado em 25 de maio de 2018 / Comunicação Agência Energia